Relatório Final dos Municípios _ PNAIC/UNEB/2014 _ Pacto Bahia
Polo n˚ 12. Supervisor (a):Izabel Cristina Dias
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Apresentação:
No ano de 2014, o município de
Itarantim – BA, reassumiu o compromisso com o Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa, por saber que este é um compromisso assumido
pelos governantes no âmbito federal, estadual e municipal para assegurar que
toda criança esteja alfabetizada até os 8 anos de idade, no final do 3º ano
do ensino fundamental e tendo em vista que o professor alfabetizador deve ser
tratado como um profissional em constante formação em todas as áreas que
fazem parte do ciclo de alfabetização, foi que o município aderiu mais um vez
ao projeto PNAIC, inserindo professores alfabetizadores e toda equipe
pedagógica do município para juntos traçarem estratégias para flexibilidade
da prática/ teoria/prática, interligada na análise de práticas de sala de
aula, aliadas à reflexão teórica e
reelaboração das práticas pedagógicas indo além: o PNAIC, não promove
formações apenas para o estudo dos cadernos, mas possibilita a socialização
na qual os professores exercitam a participação, o respeito, a solidariedade,
a troca de experiências...fortalecendo o gosto em continuar a aprender.
Quatorze encontros de formações foram
realizados no município pelas orientadoras de estudo Joani Bispo, Aliânia
Oliveira e Marizete Lopes com 48 professores alfabetizadores da sede,
distrito e campo e ainda a participação de outros membros da educação como:
coordenador geral e coordenadores pedagógicos. Além das formações foram
feitas também acompanhamentos em sala de aula com registros visuais e
escritos, estudos extraclasse, encontros para vivências e trocas de
experiências, houve oficinas para construção de jogos, baseado no caderno de
jogos do PNAIC, no PDAM ( Proposta didática alfabetização matemática )e
PDAL(Proposta Didática para Alfabetizar letrando).
As formações realizadas em 2014
foram desenvolvidas com base na prática do professor, pesquisas teóricas,
vivências e principalmente os cadernos de estudo do PNAIC, organizados em 12
unidades, sendo oito unidades de formação: uma unidade de apresentação, duas
unidades de referência e um caderno de jogos.
Para organização do trabalho, as
orientadoras de estudo realizaram atividades permanentes de estudo como:
leitura deleite, a tarefa de casa e escola, retomada do encontro anterior, o
planejamento de atividades com os professores. Além das atividades
permanentes, houve outras estratégias formativas como: vídeo em debate,
socialização de memórias, análise de situação em sala de aula, análise de
atividades de alunos, de relatos de rotina, sequências didáticas, projetos didáticos e de planejamento de
aula, análise de recursos didáticos (exposição dialogada), elaboração de
instrumentos de avaliação e discussão de seus resultados e avaliação da
formação.
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1.
Dados Gerais
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Município: Itarantim-Ba
Período: Abril /2014 a Abril/2015
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Coordenador
(a) Local: Lindalva Xavier da Silva
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Orientadores
(as) de Estudo:
Marizete Lopes de Sousa (1º
ano e Multisseriada), Aliânia de Oliveira (2º ano e multisseriada) e Joani
Bispo Santos (3º ano e Multisseriada).
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Partícipes:
Total de Orientadores de
Estudo: 03
Total de
Professores Alfabetizadores: 47
Total de Classes
do Ciclo de Alfabetização e Multisseriada: 38
Total de Alunos
Alfabetizandos: 870
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2. Contextualização
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Baseado no resultado das avaliações
internas realizadas em 2014, no decorrer do ano letivo, foi constatado que
2.228 anos distribuído em 10 instituições escolares do município,
apresentaram o seguinte resultado mediante as avaliações realizadas:
Foram avaliados 2.228 alunos
Aprovados: 1.074 alunos
Reprovados: 154 alunos, no
total houve 87% de aprovação e apenas 13% de reprovação no ensino fundamental
I.
O município já atingiu a meta projetada
para 2015. Sendo que ultrapassou a meta de 2013 que seria de 3.1 e o mesmo
ultrapassou essa meta atingindo 4.3, meta estipulada para 2021.
Todas as avaliações externas aplicadas
no município em 2014, apresentaram resultados de nível avançado, constatando
o bom desempenho no que diz respeito à leitura e escrita, que foi o foco do
PNAIC e do Pacto Estadual em 2013 dando sequência em 2014 com os complementos
matemáticos.
O PNAIC e o Pacto Estadual trouxe para o
município, material de língua portuguesa dando ênfase a alfabetização e
letramento, a Proposta didática alfabetizar Matemática (PDAM) e materiais
específicos para consolidação da aprendizagem no ciclo de alfabetização.
Tendo em vista que o aluno deve estar
alfabetizado até os oito anos de idade, o município de Itarantim congratula –
se por fazer parte desse projeto que oferece uma proposta metodológica com
perspectiva de inovação no que diz respeito ao planejamento baseado nos
direitos de aprendizagem, no nível de escrita e leitura, na sequenciação de
aula, o estímulo pela oralidade e autonomia, nas dinâmicas e jogos, com a
finalidade de oferecer ao professor alfabetizador recursos necessários para
inovação da prática pedagógica.
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3. Percurso Pedagógico das Formações
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3.1. No Polo de Formação:
As formações com as orientadoras de
estudo e as formadoras em 2014, aconteceu em Salvador no mês de julho, para
apresentação e estudo do caderno 1 ( Organização do trabalho pedagógico ) e
caderno 2 (Quantificação, registros e agrupamento ) e retomadas no caderno do
Pacto – BA PDAL e PDAM e caderno de português no PNAIC falando sobre o Sistema
de escrita alfabética e foco no planejamento baseado nos direitos de
aprendizagem no ciclo de alfabetização.
Em Salvador, as orientadoras de estudo
tiveram a oportunidade de reencontrar colegas de curso, buscar novas
informações, compartilhar experiências, sistematizar conhecimentos e ouvir
relatos municipais.
A articulação entre conhecimento de
diferentes áreas aconteceu de modo efetivo. A investigação, a pesquisa e
exposição de trabalhos.
O terceiro e quarto encontro de
formação realizou – se no polo de Itapetinga, sendo ministrados de forma
dinâmica pelas formadoras Eliene Chaves e Ivanilde Teixeira.
A prova dos conhecimentos adquiridos
pelas orientadoras se deu na percepção da transformação em sala de aula e nos
resultados dos trabalhos finais: novas perspectivas com metodologias
diferenciadas, objetivando maior índice de aprendizagem escolar dos alunos,
contribuindo com o processo de ensino aprendizagem.
No ano de 2014, os materiais
específicos: Proposta Didática Alfabetizar Letrando (PDAL) e Proposta
Didática Alfabetização Matemática (PDAM ) não foram utilizados pelos alunos
do 1º ano devido à falta de envio do material completo ao município, isso
impossibilitou que se utilizasse os devidos materiais, porém a proposta de se
planejar baseada na rotina do Pacto, o passo a passo da rotina didática,
permaneceu como base de planejamento pelos professores alfabetizadores.
A partir das formações realizadas no
polo as orientadoras compreenderam melhor os objetivos e tomaram gosto em
relação a formação do pacto. Compreendendo que a entrada de crianças com 6
anos de idade no 1º ciclo de alfabetização tornou-se um desafio às
orientadoras ao constatarem que os alfabetizadores não estavam preparados e
não sabiam como trabalharem com essa demanda e essas peculiaridades. Foi
devido a percepção desse despreparo da prática pedagógica que as mesmas se
empenharam, baseada nos cadernos do PNAIC em trazer aos professores
alfabetizadores uma nova metodologia de trabalho.
Pela primeira vez o MEC ofereceu um
programa que vem garantindo formação de qualidade que concilia teoria e
prática, fazendo a diferença na educação, onde aprende- se a aprender para
ensinar.
A partir das formações do Pacto, a
aprendizagem dos alunos ocorreu de forma significativa e concreta, tanto no
âmbito das avaliações externas, avaliações diagnósticas e atividades de
intervenção.
No final do ano de 2014 foi possível
perceber a transformação na prática em sala de aula e nos resultados
apresentados tais como: sequências didáticas, projetos didáticos e gráficos
com perfil das turmas que mostrou grande evolução no processo educativo deste
município.
3.2. No Município
Os
encontros de formação PNAIC/pacto Estadual, referente ao estudo do caderno 1
e 2 foi realizado no Município de Itarantim,
nos dias 19, 26 de julho e foram realizados na secretaria Municipal de
educação com a presença dos professores alfabetizadores de 1º, 2º e 3º e o
coordenador geral do Município, Laudisônio e a superintendente de projetos,
Maria Dajuda, cujo objetivo foi implementar as ações formativas do
PNAIC/Pacto Estadual com ênfase nos componentes curriculares Alfabetização
matemática com as seguintes especificidades:discutir a estrutura e dinâmica
dos estudos a partir do caderno “Apresentação Matemática”, reafirmar a
relevância da organização do trabalho pedagógico no Ciclo de Alfabetização,
destacando o componente curricular Matemático, a partir do estudo do caderno
1, compreender o processo de construção do número e suas aplicações no
contexto de sala de aula, avaliar o processo de construção do número e suas
aplicações no contexto de sala de aula, avaliar o processo de construção dos
conhecimentos discutidos no caderno 1 da matemática, sistematizando os temas
abordados, reafirma relevância da organização do trabalho pedagógico a partir
do estudo do caderno 2, promover a socialização das experiências da rede eu
está inserido considerando o diagnostico inicial, os desafios apresentados e
os encaminhamentos propostos, analisar as relações entre a avaliação de
aprendizagem e a avaliação externa
definindo possibilidades de encaminhamento para as redes de ensino, analisar
o quadro diagnostico e dialogar sobre os conceitos abordados nas 1ª e 2ª
etapas do PDAL e da PDAM, relacionando-os com os direitos de aprendizagem de
língua portuguesa e matemática , vivenciar rotinas didáticas (PDAL e PDAM) da
1ª e 2ª etapa, unindo teoria a pratica e aprofundar conhecimentos referentes
aos eixos matemáticos .
Outro encontro de formação do PNAIC foi realizado nos dias 29 e 30 de
agosto, cuja temática foi o estudo do Caderno 3: Construção do Sistema de
Numeração Decimal e Operações na Resolução de Problemas, diálogo com os
Direitos de Aprendizagem de Língua Portuguesa e Educação Inclusiva, tendo
como objetivo principal: refletir sobre as práticas pedagógicas referentes ao
Ciclo de Alfabetização a partir dos estudos dos Componentes de Matemática com
ênfase no Cadernos 3 e Educação Inclusiva do PNAIC, ressaltando para
compreensão da temática abordada: utilizar caminhos próprios na construção do
conhecimento matemático em
resposta a necessidades concretas e a
desafios próprios desta construção, reconhecer regularidades em diversas
situações, comparar e estabelecer relações entre elas e as regularidades já
conhecidas, fazer uso do calculo mental,
exato, aproximado, de estimativas ,
usando
tecnologias da informação e comunicação, potencializando sua aplicação
em diferentes situações, proporcionar momentos de discussão acerca de temas
referentes aos conceitos de inclusão, definições e procedimentos dos
componentes matemáticos no Ciclo de alfabetização.
Nos
dias 12 e 13 de setembro os professores alfabetizadores de 1º, 2º e 3ºano e o
coordenador geral de educação, Laudisônio estiveram reunidos para mais uma
formação do PNAIC onde as temáticas
abordadas foram: Operações na Resolução de Problemas e Educação Matemática do Campo, dando
continuidade aos dois cadernos anteriores, agora focando nos seguintes procedimentos
operatórios: refletir sobre as práticas pedagógicas referentes ao Ciclo de
Alfabetização a partir dos estudos dos Componentes de Matemática, com ênfase
no Caderno 4 e Caderno de referência
do campo – PNAIC. Na perspectiva da compreensão especifica-se: compreender
como se dá o processo de construção da aprendizagem da criança situada no
ciclo de alfabetização e sua relação com os objetivos e aquisições vinculadas
aos objetivos de aprendizagem. Proporcionar
momentos de discussão acerca de temas referentes aos conceitos,
definições e procedimentos dos componentes de Matemática no Ciclo de
alfabetização, oferecer subsídios teóricos e práticos para amparar práticas
pedagógica e dialogar, por meio de uma abordagem interdisciplinar, com o
caderno de referência: “Educação
Matemática do Campo”, sendo este, apresentado e vivenciado por um professor
que atua no campo, e que na oportunidade compartilhou experiências e práticas
pedagógicas abordando o contexto da Educação do Campo.
As seguintes formações do PNAIC
aconteceram nos dias 23 e 24 de outubro do corrente ano para estudo do
caderno 05 com o tema “Geometria”. Contou com a presença dos professores
alfabetizadores como também do coordenador geral Laudisônio Reis e da
superintendente de projetos Maria Dajuda Teles. O encontro teve duração de
oito horas cujos objetivos foram refletir e direcionar as ações do caderno de
geometria a partir de um trabalho com as figuras geométricas e a educação
cartográfica, assim como compreender o desenvolvimento do pensamento
geométrico das crianças; proporcionar discussão a cerca dos elementos
geométricos e da representação e construção do espaço por meio da
interpretação, manipulação e interação com o meio como também fazer uma
interlocução da teoria com a prática considerando os direitos de
aprendizagem, a Proposta didática de alfabetizar letrando e da proposta de
alfabetização matemática.
Nos dias 31 de outubro e 1º de
novembro de 2014, ocorreu o estudo e as vivências encontradas no caderno 06,
com o tema “Grandezas e Medidas” , contendo varias sugestões com modos convencionais e não convencionais
e tivemos a presença de 47 professores alfabetizadores do 1º ao 3º anos, do
Ensino Fundamental , da sede, distrito e campo. O encontro teve duração de
dezesseis horas, compreendidos em um dia compondo oito horas e outro em
quatro horas cujo objetivo foi discutir a forte relevância social, o caráter
prático e utilitário do estudo das grandezas e medidas e suas conexões com
outras áreas do conhecimento, como também analisar estratégias para organizar
o trabalho pedagógico.
encontro de formação do PNAIC em Itarantim com os professores
alfabetizadores foi realizado no dia 06 de dezembro no Grupo Escolar Marechal
Castelo Branco com a presença dos professores alfabetizadores de 1º, 2º e
3ºano, as orientadoras de estudo, Marizete, Aliânia e Joani, juntamente com a
coordenadora Lindalva. O encontro com
os professores teve como objetivo central, refletir sobre as práticas
pedagógicas referentes ao ciclo de Alfabetização a partir dos estudos dos
componentes de Matemática e Língua Portuguesa, com ênfase nos caderno 7 do
PNAIC dando ênfase as seguintes especificidades: revisitar o Caderno 5 com os
conceitos de Geometria e sua
aplicabilidade no Ciclo da Alfabetização, refletir sobre a inserção da
criança no universo da investigação,
realizando coletas de dados e apresentando-os através de gráficos e tabelas,
compreender como se desenvolve o raciocínio Probabilístico na criança,
Identificar características de Problemas Combinatórios: Arranjo, Combinação,
Permutação e Produto Cartesiano. Discutir a forte relevância social, o
caráter prático e utilitário do estudo da Educação Estatística estabelecendo
a conexão com o Letramento em Língua Portuguesa. Para cumprimento da agenda
foram seguidos os passos necessários como, leitura deleite, relato de
experiência, aprofundamento teórico, estuda em grupo, explanação das
temáticas com utilização de slides seguindo a forma padrão dos mesmos
sugeridos por nossas formadoras Eliene Chaves e Ivanilde Texeira. Foram
produzidos pelas orientadoras para facilitação de aprendizagem, cartaz com
gráfico para aniversariantes, geoplano, bonequinhas, mural com envelopes para
trocas de mensagens entre professores, assim como, embalagens com rótulos,
cantinho de jogos e de leitura, material didático, contação de história,
músicas, mensagens, estudo no caderno e em apostilas.
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4. Cenário
Administrativo no Percurso da Formação
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4.1. No Polo de Formação
Os pontos positivos consistiram no transporte, hospedagem, alimentação
de boa qualidade - e em dia. Para além, os encontros de formação não aconteceram dentro
dos Campos da UNEB, porém, foi providenciado pelas formadoras da UAB
(Universidade Aberta do Brasil), um espaço confortável e com material
didático disponível e adequado.
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4.2. No Município
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A constituição dos conhecimentos em grupo
pelos professores.
·
A elaboração de estratégias para uso de jogos
na classe
·
A identificação de características de
problemas combinatórios.
·
A integração dos orientadores de estudo com os
professores alfabetizadores.
·
A introdução de situações lúdicas para
integração, fortalecimento e a união dos orientadores de estudo com os
professores alfabetizadores.
·
A participação ativa dos professores mediante
aos trabalhos elaborados visando à inserção da criança no universo da
investigação.
·
A receptividade encontrada pelos
participantes;
·
A utilização de slides com referências
teóricas metodológicas para compreensão do tema
·
Ampliação de conhecimentos sobre a relação
entre Educação do Campo e a Educação Matemática
·
Ampliação dos conhecimentos sobre aspectos
legais referentes à Educação Especial
·
Apresentação e explanação das temáticas
abordadas no caderno 7
·
Assiduidade e compromisso com os estudos.
·
Clareza e segurança ao expor o tema por parte
das orientadoras;
·
Construção do conhecimento em grupo;
·
Discussões motivadoras e dinâmicas
interessantes que contribuiu para que não houvesse cansaço e desmotivação
·
Elaboração, interpretação e resolução de
situações- problema do campo aditivo.
·
Movimentos corporais e ludicidade;
·
O compromisso dos professores alfabetizadores
com o programa;
·
O respeito às diferenças.
·
Propiciação de vivências dos jogos;
·
Sistematização do conhecimento construído.
·
Sugestão de práticas pedagógicas de
alfabetização matemática para alunos com necessidades específicas.
·
Sugestões para utilização de jogos e
brincadeiras na sala de aula;
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5. Considerações Finais
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Mediante a proposta do PNAIC e o
material disponível ao município, assim como a disponibilidade de
proporcionar aos professores alfabetizadores a oportunidade de participarem
de cursos de formação continuada é que o PNAIC não pode parar, é preciso dar
continuidade não só em 2015, mas também nos anos vindouros.
Os professores alfabetizadores, as orientadoras de estudo, a coordenadora
local assim como, os dirigentes municipais são unânimes em dizer, que este é
o projeto do futuro, aquele que veio realmente para abrir as mentes dos
educadores, com um todo, como molas mestras no processo educativo.
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Escola Municipal Sirval Sá, Itarantim, Bahia. |
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Vivência do material do PNAIC pelos professores alfabetizadores |
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Vivência do material do PNAIC pelos alfabetizadores nas formações (Itarantim-BA). |
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Experimentação dos jogos propostos pelo PNAIC pelos
professores alfabetizadores (Itarantim – BA)
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Estudo em grupo com os professores (Itarantim – BA). |
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Dinâmica vivenciada pelos professores alfabetizadores (Itarantim – BA). |
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Momentos dinâmicos no período de formação pelos professores
alfabetizadores (Itarantim – BA). |
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Momentos dinâmicos no período de formação pelos em prol professores alfabetizadores (Itarantim – BA). |
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Estudo em campo realizado pelos professores em prol do
ensino de Geometria, Itarantim, Bahia. |
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Escola Municipal José Guilherme, Itarantim, Bahia. |
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Escola Municipal José Guilherme, Itarantim, Bahia. |
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Escola Municipal Clériston Andrade, Itarantim, Bahia. |
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Escola Municipal Franklin Fonseca, Itarantim, Bahia. |
Escola Municipal Luiz Braga, Itarantim, Bahia. |
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Escola Municipal Castelo Branco, Itarantim, Bahia. |
Formação com as orientadoras de estudo.
Formação com as orientadoras de estudo. |
Formação com as orientadoras de estudo. |
Formação com as orientadoras de estudo. |
Formação com as orientadoras de estudo.
Formação com as orientadoras de estudo.
Formação com as orientadoras de estudo. |
Formação com as orientadoras de estudo.
Formação com as orientadoras de estudo.
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