Fotos (Formações no polo)

terça-feira, 2 de junho de 2015




Relatório Final dos Municípios _ PNAIC/UNEB/2014 _ Pacto Bahia

                                  Polo n˚ 12.  Supervisor (a):Izabel Cristina Dias


Apresentação:
        No ano de 2014, o município de Itarantim – BA, reassumiu o compromisso com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, por saber que este é um compromisso assumido pelos governantes no âmbito federal, estadual e municipal para assegurar que toda criança esteja alfabetizada até os 8 anos de idade, no final do 3º ano do ensino fundamental e tendo em vista que o professor alfabetizador deve ser tratado como um profissional em constante formação em todas as áreas que fazem parte do ciclo de alfabetização, foi que o município aderiu mais um vez ao projeto PNAIC, inserindo professores alfabetizadores e toda equipe pedagógica do município para juntos traçarem estratégias para flexibilidade da prática/ teoria/prática, interligada na análise de práticas de sala de aula, aliadas  à reflexão teórica e reelaboração das práticas pedagógicas indo além: o PNAIC, não promove formações apenas para o estudo dos cadernos, mas possibilita a socialização na qual os professores exercitam a participação, o respeito, a solidariedade, a troca de experiências...fortalecendo o gosto em continuar a aprender.
        Quatorze encontros de formações foram realizados no município pelas orientadoras de estudo Joani Bispo, Aliânia Oliveira e Marizete Lopes com 48 professores alfabetizadores da sede, distrito e campo e ainda a participação de outros membros da educação como: coordenador geral e coordenadores pedagógicos. Além das formações foram feitas também acompanhamentos em sala de aula com registros visuais e escritos, estudos extraclasse, encontros para vivências e trocas de experiências, houve oficinas para construção de jogos, baseado no caderno de jogos do PNAIC, no PDAM ( Proposta didática alfabetização matemática )e PDAL(Proposta Didática para Alfabetizar letrando).
         As formações realizadas em 2014 foram desenvolvidas com base na prática do professor, pesquisas teóricas, vivências e principalmente os cadernos de estudo do PNAIC, organizados em 12 unidades, sendo oito unidades de formação: uma unidade de apresentação, duas unidades de referência e um caderno de jogos.
        Para organização do trabalho, as orientadoras de estudo realizaram atividades permanentes de estudo como: leitura deleite, a tarefa de casa e escola, retomada do encontro anterior, o planejamento de atividades com os professores. Além das atividades permanentes, houve outras estratégias formativas como: vídeo em debate, socialização de memórias, análise de situação em sala de aula, análise de atividades de alunos, de relatos de rotina, sequências didáticas,  projetos didáticos e de planejamento de aula, análise de recursos didáticos (exposição dialogada), elaboração de instrumentos de avaliação e discussão de seus resultados e avaliação da formação.

1. Dados Gerais   

Município:      Itarantim-Ba                                                            Período: Abril /2014 a Abril/2015
Coordenador (a) Local: Lindalva Xavier da Silva
Orientadores (as) de Estudo:
Marizete Lopes de Sousa (1º ano e Multisseriada), Aliânia de Oliveira (2º ano e multisseriada) e Joani Bispo Santos (3º ano e Multisseriada).
Partícipes:
Total de Orientadores de Estudo: 03
Total de Professores Alfabetizadores: 47    
Total de Classes do Ciclo de Alfabetização e Multisseriada: 38
Total de Alunos Alfabetizandos: 870


 2. Contextualização

         Baseado no resultado das avaliações internas realizadas em 2014, no decorrer do ano letivo, foi constatado que 2.228 anos distribuído em 10 instituições escolares do município, apresentaram o seguinte resultado mediante as avaliações realizadas:
       Foram avaliados 2.228 alunos
       Aprovados: 1.074 alunos
      Reprovados: 154 alunos, no total houve 87% de aprovação e apenas 13% de reprovação no ensino fundamental I.
     O município já atingiu a meta projetada para 2015. Sendo que ultrapassou a meta de 2013 que seria de 3.1 e o mesmo ultrapassou essa meta atingindo 4.3, meta estipulada para 2021.
     Todas as avaliações externas aplicadas no município em 2014, apresentaram resultados de nível avançado, constatando o bom desempenho no que diz respeito à leitura e escrita, que foi o foco do PNAIC e do Pacto Estadual em 2013 dando sequência em 2014 com os complementos matemáticos.
   O PNAIC e o Pacto Estadual trouxe para o município, material de língua portuguesa dando ênfase a alfabetização e letramento, a Proposta didática alfabetizar Matemática (PDAM) e materiais específicos para consolidação da aprendizagem no ciclo de alfabetização.
   Tendo em vista que o aluno deve estar alfabetizado até os oito anos de idade, o município de Itarantim congratula – se por fazer parte desse projeto que oferece uma proposta metodológica com perspectiva de inovação no que diz respeito ao planejamento baseado nos direitos de aprendizagem, no nível de escrita e leitura, na sequenciação de aula, o estímulo pela oralidade e autonomia, nas dinâmicas e jogos, com a finalidade de oferecer ao professor alfabetizador recursos necessários para inovação da prática pedagógica.


 3. Percurso Pedagógico das Formações

3.1. No Polo de Formação:
         As formações com as orientadoras de estudo e as formadoras em 2014, aconteceu em Salvador no mês de julho, para apresentação e estudo do caderno 1 ( Organização do trabalho pedagógico ) e caderno 2 (Quantificação, registros e agrupamento ) e retomadas no caderno do Pacto – BA PDAL e PDAM e caderno de português no PNAIC falando sobre o Sistema de escrita alfabética e foco no planejamento baseado nos direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização.
       Em Salvador, as orientadoras de estudo tiveram a oportunidade de reencontrar colegas de curso, buscar novas informações, compartilhar experiências, sistematizar conhecimentos e ouvir relatos municipais.
      A articulação entre conhecimento de diferentes áreas aconteceu de modo efetivo. A investigação, a pesquisa e exposição de trabalhos.
      O terceiro e quarto encontro de formação realizou – se no polo de Itapetinga, sendo ministrados de forma dinâmica pelas formadoras Eliene Chaves e Ivanilde Teixeira.
       A prova dos conhecimentos adquiridos pelas orientadoras se deu na percepção da transformação em sala de aula e nos resultados dos trabalhos finais: novas perspectivas com metodologias diferenciadas, objetivando maior índice de aprendizagem escolar dos alunos, contribuindo com o processo de ensino aprendizagem.
       No ano de 2014, os materiais específicos: Proposta Didática Alfabetizar Letrando (PDAL) e Proposta Didática Alfabetização Matemática (PDAM ) não foram utilizados pelos alunos do 1º ano devido à falta de envio do material completo ao município, isso impossibilitou que se utilizasse os devidos materiais, porém a proposta de se planejar baseada na rotina do Pacto, o passo a passo da rotina didática, permaneceu como base de planejamento pelos professores alfabetizadores.
       A partir das formações realizadas no polo as orientadoras compreenderam melhor os objetivos e tomaram gosto em relação a formação do pacto. Compreendendo que a entrada de crianças com 6 anos de idade no 1º ciclo de alfabetização tornou-se um desafio às orientadoras ao constatarem que os alfabetizadores não estavam preparados e não sabiam como trabalharem com essa demanda e essas peculiaridades. Foi devido a percepção desse despreparo da prática pedagógica que as mesmas se empenharam, baseada nos cadernos do PNAIC em trazer aos professores alfabetizadores uma nova metodologia de trabalho.
       Pela primeira vez o MEC ofereceu um programa que vem garantindo formação de qualidade que concilia teoria e prática, fazendo a diferença na educação, onde aprende- se a aprender para ensinar.
       A partir das formações do Pacto, a aprendizagem dos alunos ocorreu de forma significativa e concreta, tanto no âmbito das avaliações externas, avaliações diagnósticas e atividades de intervenção.
       No final do ano de 2014 foi possível perceber a transformação na prática em sala de aula e nos resultados apresentados tais como: sequências didáticas, projetos didáticos e gráficos com perfil das turmas que mostrou grande evolução no processo educativo deste município.


3.2. No Município
         Os encontros de formação PNAIC/pacto Estadual, referente ao estudo do caderno 1 e 2 foi realizado no Município de Itarantim,  nos dias 19, 26 de julho e foram realizados na secretaria Municipal de educação com a presença dos professores alfabetizadores de 1º, 2º e 3º e o coordenador geral do Município, Laudisônio e a superintendente de projetos, Maria Dajuda, cujo objetivo foi implementar as ações formativas do PNAIC/Pacto Estadual com ênfase nos componentes curriculares Alfabetização matemática com as seguintes especificidades:discutir a estrutura e dinâmica dos estudos a partir do caderno “Apresentação Matemática”, reafirmar a relevância da organização do trabalho pedagógico no Ciclo de Alfabetização, destacando o componente curricular Matemático, a partir do estudo do caderno 1, compreender o processo de construção do número e suas aplicações no contexto de sala de aula, avaliar o processo de construção do número e suas aplicações no contexto de sala de aula, avaliar o processo de construção dos conhecimentos discutidos no caderno 1 da matemática, sistematizando os temas abordados, reafirma relevância da organização do trabalho pedagógico a partir do estudo do caderno 2, promover a socialização das experiências da rede eu está inserido considerando o diagnostico inicial, os desafios apresentados e os encaminhamentos propostos, analisar as relações entre a avaliação de aprendizagem  e a avaliação externa definindo possibilidades de encaminhamento para as redes de ensino, analisar o quadro diagnostico e dialogar sobre os conceitos abordados nas 1ª e 2ª etapas do PDAL e da PDAM, relacionando-os com os direitos de aprendizagem de língua portuguesa e matemática , vivenciar rotinas didáticas (PDAL e PDAM) da 1ª e 2ª etapa, unindo teoria a pratica e aprofundar conhecimentos referentes aos eixos matemáticos .
            Outro encontro de formação do PNAIC foi realizado nos dias 29 e 30 de agosto, cuja temática foi o estudo do Caderno 3: Construção do Sistema de Numeração Decimal e Operações na Resolução de Problemas, diálogo com os Direitos de Aprendizagem de Língua Portuguesa e Educação Inclusiva, tendo como objetivo principal: refletir sobre as práticas pedagógicas referentes ao Ciclo de Alfabetização a partir dos estudos dos Componentes de Matemática com ênfase no Cadernos 3 e Educação Inclusiva do PNAIC, ressaltando para compreensão da temática abordada: utilizar caminhos próprios na construção do conhecimento matemático  em resposta  a necessidades concretas e a desafios próprios desta construção, reconhecer regularidades em diversas situações, comparar e estabelecer relações entre elas e as regularidades já conhecidas, fazer uso do calculo mental,  exato, aproximado, de estimativas ,
usando  tecnologias da informação e comunicação, potencializando sua aplicação em diferentes situações, proporcionar momentos de discussão acerca de temas referentes aos conceitos de inclusão, definições e procedimentos dos componentes matemáticos no Ciclo de alfabetização. 
         Nos dias 12 e 13 de setembro os professores alfabetizadores de 1º, 2º e 3ºano e o coordenador geral de educação, Laudisônio estiveram reunidos para mais uma formação do PNAIC onde as  temáticas abordadas foram: Operações na Resolução de Problemas  e Educação Matemática do Campo, dando continuidade aos dois cadernos anteriores, agora focando nos seguintes procedimentos operatórios: refletir sobre as práticas pedagógicas referentes ao Ciclo de Alfabetização a partir dos estudos dos Componentes de Matemática, com ênfase no Caderno  4 e Caderno de referência do campo – PNAIC. Na perspectiva da compreensão especifica-se: compreender como se dá o processo de construção da aprendizagem da criança situada no ciclo de alfabetização e sua relação com os objetivos e aquisições vinculadas aos objetivos de aprendizagem. Proporcionar  momentos de discussão acerca de temas referentes aos conceitos, definições e procedimentos dos componentes de Matemática no Ciclo de alfabetização, oferecer subsídios teóricos e práticos para amparar práticas pedagógica e dialogar, por meio de uma abordagem interdisciplinar, com o caderno  de referência: “Educação Matemática do Campo”, sendo este, apresentado e vivenciado por um professor que atua no campo, e que na oportunidade compartilhou experiências e práticas pedagógicas abordando o contexto da Educação do Campo.
      
      As seguintes formações do PNAIC aconteceram nos dias 23 e 24 de outubro do corrente ano para estudo do caderno 05 com o tema “Geometria”. Contou com a presença dos professores alfabetizadores como também do coordenador geral Laudisônio Reis e da superintendente de projetos Maria Dajuda Teles. O encontro teve duração de oito horas cujos objetivos foram refletir e direcionar as ações do caderno de geometria a partir de um trabalho com as figuras geométricas e a educação cartográfica, assim como compreender o desenvolvimento do pensamento geométrico das crianças; proporcionar discussão a cerca dos elementos geométricos e da representação e construção do espaço por meio da interpretação, manipulação e interação com o meio como também fazer uma interlocução da teoria com a prática considerando os direitos de aprendizagem, a Proposta didática de alfabetizar letrando e da proposta de alfabetização matemática.
        Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2014, ocorreu o estudo e as vivências encontradas no caderno 06, com o tema “Grandezas e Medidas” , contendo varias sugestões  com modos convencionais e não convencionais e tivemos a presença de 47 professores alfabetizadores do 1º ao 3º anos, do Ensino Fundamental , da sede, distrito e campo. O encontro teve duração de dezesseis horas, compreendidos em um dia compondo oito horas e outro em quatro horas cujo objetivo foi discutir a forte relevância social, o caráter prático e utilitário do estudo das grandezas e medidas e suas conexões com outras áreas do conhecimento, como também analisar estratégias para organizar o trabalho pedagógico.
     encontro de formação do PNAIC em Itarantim com os professores alfabetizadores foi realizado no dia 06 de dezembro no Grupo Escolar Marechal Castelo Branco com a presença dos professores alfabetizadores de 1º, 2º e 3ºano, as orientadoras de estudo, Marizete, Aliânia e Joani, juntamente com a coordenadora Lindalva.  O encontro com os professores teve como objetivo central, refletir sobre as práticas pedagógicas referentes ao ciclo de Alfabetização a partir dos estudos dos componentes de Matemática e Língua Portuguesa, com ênfase nos caderno 7 do PNAIC dando ênfase as seguintes especificidades: revisitar o Caderno 5 com os conceitos de Geometria  e sua aplicabilidade no Ciclo da Alfabetização, refletir sobre a inserção da criança  no universo da investigação, realizando coletas de dados e apresentando-os através de gráficos e tabelas, compreender como se desenvolve o raciocínio Probabilístico na criança, Identificar características de Problemas Combinatórios: Arranjo, Combinação, Permutação e Produto Cartesiano. Discutir a forte relevância social, o caráter prático e utilitário do estudo da Educação Estatística estabelecendo a conexão com o Letramento em Língua Portuguesa. Para cumprimento da agenda foram seguidos os passos necessários como, leitura deleite, relato de experiência, aprofundamento teórico, estuda em grupo, explanação das temáticas com utilização de slides seguindo a forma padrão dos mesmos sugeridos por nossas formadoras Eliene Chaves e Ivanilde Texeira. Foram produzidos pelas orientadoras para facilitação de aprendizagem, cartaz com gráfico para aniversariantes, geoplano, bonequinhas, mural com envelopes para trocas de mensagens entre professores, assim como, embalagens com rótulos, cantinho de jogos e de leitura, material didático, contação de história, músicas, mensagens, estudo no caderno e em apostilas.  
                               
4. Cenário Administrativo no Percurso da Formação
4.1. No Polo de Formação
   Os pontos positivos consistiram no transporte, hospedagem, alimentação de boa qualidade - e em dia. Para além, os  encontros de formação não aconteceram dentro dos Campos da UNEB, porém, foi providenciado pelas formadoras da UAB (Universidade Aberta do Brasil), um espaço confortável e com material didático disponível e adequado.
4.2. No Município
·         A constituição dos conhecimentos em grupo pelos professores.
·         A elaboração de estratégias para uso de jogos na classe
·         A identificação de características de problemas combinatórios.
·         A integração dos orientadores de estudo com os professores alfabetizadores.
·         A introdução de situações lúdicas para integração, fortalecimento e a união dos orientadores de estudo com os professores alfabetizadores.
·         A participação ativa dos professores mediante aos trabalhos elaborados visando à inserção da criança no universo da investigação.
·         A receptividade encontrada pelos participantes;
·         A utilização de slides com referências teóricas metodológicas para compreensão do tema
·         Ampliação de conhecimentos sobre a relação entre Educação do Campo e a Educação Matemática
·         Ampliação dos conhecimentos sobre aspectos legais referentes à Educação Especial
·         Apresentação e explanação das temáticas abordadas no caderno 7
·         Assiduidade e compromisso com os estudos.
·         Clareza e segurança ao expor o tema por parte das orientadoras;
·         Construção do conhecimento em grupo;
·         Discussões motivadoras e dinâmicas interessantes que contribuiu para que não houvesse cansaço e desmotivação
·         Elaboração, interpretação e resolução de situações- problema do campo aditivo.
·         Movimentos corporais e ludicidade;
·         O compromisso dos professores alfabetizadores com o programa;
·         O respeito às diferenças.
·         Propiciação de vivências dos jogos;
·         Sistematização do conhecimento construído.
·         Sugestão de práticas pedagógicas de alfabetização matemática para alunos com necessidades específicas.
·         Sugestões para utilização de jogos e brincadeiras na sala de aula;


5. Considerações Finais
       Mediante a proposta do PNAIC e o material disponível ao município, assim como a disponibilidade de proporcionar aos professores alfabetizadores a oportunidade de participarem de cursos de formação continuada é que o PNAIC não pode parar, é preciso dar continuidade não só em 2015, mas também nos anos vindouros.
    Os professores alfabetizadores, as orientadoras de estudo, a coordenadora local assim como, os dirigentes municipais são unânimes em dizer, que este é o projeto do futuro, aquele que veio realmente para abrir as mentes dos educadores, com um todo, como molas mestras no processo educativo.
Escola Municipal  Sirval Sá, Itarantim, Bahia.


Vivência do material do PNAIC pelos professores alfabetizadores
Vivência do material do PNAIC pelos alfabetizadores nas formações (Itarantim-BA).
Experimentação dos jogos propostos pelo PNAIC pelos professores alfabetizadores (Itarantim – BA)    
Estudo em grupo com os professores  (Itarantim – BA).  
Dinâmica vivenciada pelos professores alfabetizadores (Itarantim – BA).
Momentos dinâmicos no período de formação pelos professores alfabetizadores (Itarantim – BA). 
Momentos dinâmicos no período de formação pelos em prol professores alfabetizadores (Itarantim – BA).
Estudo em campo realizado pelos professores em prol do ensino de Geometria, Itarantim, Bahia.

Escola Municipal José Guilherme, Itarantim, Bahia.

Escola Municipal José Guilherme, Itarantim, Bahia.
   
Escola Municipal Clériston Andrade, Itarantim, Bahia.

Escola Municipal Franklin Fonseca, Itarantim, Bahia.

Escola Municipal Luiz Braga, Itarantim, Bahia.

Escola Municipal Castelo Branco, Itarantim, Bahia.
Formação com as orientadoras de estudo.


Formação com as orientadoras de estudo.
Formação com as orientadoras de estudo.

Formação com as orientadoras de estudo.




Formação com as orientadoras de estudo.


Formação com as orientadoras de estudo.



Formação com as orientadoras de estudo.




                                             Formação com as orientadoras de estudo.


                                             Formação com as orientadoras de estudo.